topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Colunas deste autor:


Leia também:
Você está aqui: Home › Colunas › Danilo Manha
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
05/12/2017

Sonhar Grande

 


A crise separa o amador do profissional, o bom de quem é ruim, de quem veio ao mundo a trabalho ou a passeio. Vejamos: todo mundo sabe dirigir uma estrada em dias de sol, mas pouquíssimos sabem dirigir a noite, com chuva, numa rua esburacada; Todo mundo sabe, numa situação sem estresse, ser calmo, mas poucas pessoas são calmas numa situação de estresse. Todo professor é ótimo quando a turma é ótima, pouquíssimos são bons quando a turma é resistente; Todo mundo pode vender para um cliente fácil, mas poucos conseguem vender para um cliente difícil – é o cliente difícil que separa o amador do profissional.

Crises passam sempre, e aqui já vem a pergunta: Com quem e onde você quer estar quando ela passar?

Há um pessimismo dominante entre os brasileiros. Pessimistas são bons para levantar os riscos, mas são péssimos para resolver os problemas. Para eu resolver qualquer coisa nesse cenário de instabilidades preciso de um otimismo compulsivo. Se eu não tivesse otimismo diante dessa crise nem pensaria em refazer a minha carreira. em casar, tampouco pensaria em ter filhos. Porém, se os meus pais não tivesse tido este otimismo obsessivo eu não estaria aqui hoje.

Eu ouço os pessimistas, vejo o que eles têm a dizer, depois agradeço e começo a trabalhar com otimismo total, pois só assim que vou conseguir alguma coisa. Eu não sei quem governará o país ano que vem, não sei, aliás, quem governará o Brasil no fim deste ano… Eu tenho total incertezas, assim como você, mas quero garantir que apesar dessa imprevisibilidade há uma chave nas minhas mãos chamada PREPARO.

O ERRO é um recado enviado para que você possa mudar de estratégia. Errou, não conseguiu, não atingiu metas, falhou? Ótimo! ENTÃO APRENDA PARA NÃO ERRAR MAIS OU SERÁ MAIS UM CHORÃO. O erro é fundamental, pois te tira da zona de conforto, da satisfação e da felicidade momentâneas, e de tudo que estraga o seu desafio. Estar na zona de conforto faz com que você não queira fazer mais as coisas certas e com entusiasmo. TUDO o que te agrada, também te engana. TUDO o que te seduz e te deixa confortável, te leva a mediocridade.

Sua vida muda porque você age e não por causa da posição dos astros em seu signo. Não é fácil olhar para o horizonte e tomar a decisão de mudar. Não é fácil perder essa ação reativa de quem simplesmente acha que está faltando isso ou aquilo. A visão para o além do horizonte pressupõe racionalidade e previsão. ESTRATÉGIA é a capacidade de se antecipar a necessidade.

Você não deixa de viver quando a morte chega, mas quando os sonhos se vão. A pior tragédia da vida não é a morte, mas viver uma vida sem sonhos. Quem não sabe aonde vai, provavelmente chegará a lugares errados. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Não troque o propósito por uma proposta. Assim como a colheita é maior que a semeadura, o sonho deve ser maior que o sonhador. Sonhe grande, mas não perca o foco.

Danilo Manha

Danilo Manha é jornalista, radialista, pós-graduado em comunicação empresarial e gestão pública, mestre em comunicação e repórter da TV Record.


Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seja o primeiro a comentar!
Rodapé