topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse tambm:
Colunas deste autor:


Leia também:
Você está aqui: Home › Colunas › Danilo Manha
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
24/03/2018

Brasil: Eleies 2018

 

Novatos e figuras conhecidas deram sinais de que pretendem disputar nas urnas o cargo mais importante do país.

O ano de 2018 mal começou e o tema sobre as eleições já tomou as manchetes dos noticiários. As dúvidas em relação a quem irá, de fato, se candidatar e qual será o futuro do país nas mãos do novo chefe de Estado tem causado grande alarde nacional e internacionalmente.

Apesar das eleições 2018 estarem marcadas para o dia 07 de outubro, a campanha eleitoral já começou extraoficialmente há alguns meses. Nos bastidores, partidos estão em busca de nomes fortes para lançarem ao pleito e firmar alianças. Os brasileiros, por outro lado, especulam quais serão os rostos vistos nas urnas e qual deles será eleito vencedor.

No mercado financeiro, há grande expectativa em relação ao resultado das urnas. Com isso, já é esperado que haja fortes oscilações no mercado, especialmente na Bolsa de Valores. Se por um lado, esse cenário pode provocar receio, por outro investidores com visão estratégica poderão tirar bom proveito dessa intensa movimentação.

Como as eleições 2018 podem afetar a economia brasileira

A grande possibilidade de o número de candidatos nas eleições deste ano ser maior, acaba aumentando as incertezas em relação ao resultado nas urnas. Essa indefinição também afeta o cenário econômico, que nos últimos anos sofreu com a instabilidade política no Brasil e os diversos escândalos de corrupção.

Segundo relatório do banco Credit Suisse, a eleição para a presidência em 2018 apresenta grande risco para o desempenho da economia. De outro modo, também indica que o crescimento econômico do país tem chances de melhoria em 2018, apresentando avanço do Produto Interno Bruto (PIB), do consumo das famílias brasileiras e dos investimentos.

Isso tudo pode ocorrer, ressaltou a instituição, caso o contexto internacional permaneça positivo e que a conjuntura política não cause grandes impactos na economia do país. Mas também há riscos. Especialmente na relação do governo de Donald Trump com a Coreia do Norte, fato que pode desencadear uma guerra de grandes proporções.

Na área de finanças pessoais, muitos brasileiros estão receosos em relação ao que está por vir e como o contexto eleitoral pode influenciar os melhores investimentos de 2018. Segundo Rafael Panonko, chefe da equipe de análise do Toro Radar, a política vai continuar ditando o ritmo de negócios por aqui, principalmente na Bolsa de Valores.

A aprovação de reformas e outros projetos que podem ajudar a equilibrar as contas públicas, por exemplo, poderão provocar otimismo no mercado financeiro e incentivar o aumento de investimentos, especialmente de capital estrangeiro.

Candidatos à presidência do Brasil 2018

Alguns partidos já anunciaram seus candidatos, enquanto outros ainda analisam a conjuntura e buscam aliados. Abaixo, estão os nomes que já foram anunciados para concorrer ao cargo de chefe de Estado do Brasil. Porém, os aspirantes a presidente só estarão, de fato, confirmados após seu registro no Tribunal Superior Eleitoral, em agosto.

Danilo Manha

Danilo Manha é jornalista, radialista, pós-graduado em comunicação empresarial e gestão pública, mestre em comunicação e repórter da TV Record.


Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seja o primeiro a comentar!
Rodapé