topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Colunas deste autor:


Leia também:
Você está aqui: Home › Colunas › Danilo Manha
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
08/05/2018

Dia do Trabalho

 

  O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é uma data comemorativa celebrada em vários países do mundo no dia 1° de maio.

A data remete às conquistas dos trabalhadores durante a história, sendo considerado feriado em cerca de 80 países como Brasil, Portugal, Espanha, França, Rússia, Japão, dentre outros.

Origem

A origem do dia do trabalho deve-se à greve operária que ocorreu nos Estados Unidos na cidade de Chicago, em 1.º de maio 1886.

Os milhares de operários que se reuniram, organizados pela Federação Americana do Trabalho, lutavam por melhores condições de trabalho, redução de jornada (de 13 horas para 8 horas), aumento de salários, descanso semanal, férias, dentre outros.

Denominada de Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu resultando em mortos e inúmeros feridos.

Diante disso, em 1889 na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Dia no Trabalho nos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América - país onde se desencadeou o movimento pela luta dos direitos laborais - sem dúvida, comemoram o Dia do Trabalho (Labor Day).

Todavia, ao invés de celebrarem no dia 1.º de maio, celebram na primeira segunda-feira de setembro.

Isso revela uma tentativa de não marcar a data com a lembrança triste deixada pelas pessoas que morreram em maio de 1886 em Chicago, como relatam alguns.

Embora outros, afirmem que o motivo seja afastar a associação da celebração com o movimento da esquerda, que propulsionou as lutas sindicais.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, a data foi instituída no governo de Artur Bernardes, em 1925. Curioso notar que no dia 1.° de maio de 1940 o ex-presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.

No dia 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no nosso país. Além disso, quando há aumento do salário mínimo, geralmente ocorre nessa data.

Agora resta saber se com a nova Reforma Trabalhista, se este dia continuará existindo no Brasil?

Danilo Manha

Danilo Manha é jornalista, radialista, pós-graduado em comunicação empresarial e gestão pública, mestre em comunicação e repórter da TV Record.


Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seja o primeiro a comentar!
Rodapé