topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
15/06/2012 às 21:35

Prefeitura inaugura Centro de Qualificação Profissional na terça-feira

A Prefeitura inaugura na próxima terça-feira, 19 de junho, o Centro de Qualificação Profissional. O evento faz parte das festividades em comemoração ao aniversário de Atibaia, que completa 347 anos no próximo dia 24 de junho. Localizado no Jardim Imperial, o centro funciona há três meses e abriga cursos de capacitação nas mais diversas áreas, com objetivo de preparar pessoas para o mercado de trabalho. A cerimônia de inauguração acontece às 19 horas e deverá contar com a presença de autoridades do município. O Centro de Qualificação Profissional fica na Rua Pacaembu, nº 25, no Jardim Imperial (ao lado do terminal rodoviário).

 

Atualmente, cerca de 250 alunos estão se formando na primeira turma do Centro de Qualificação, nos cursos de manutenção de computadores, auxiliar administrativo, técnicas de venda, luthieria (fabricação de instrumentos musicais), cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação, logística, marketing e vendas. Os cursos são todos gratuitos, totalmente financiados pela Prefeitura. “No entanto, nosso objetivo é firmar parcerias com o SENAI e SENAC, para ampliar as opções de cursos”, explicou o coordenador do Centro de Qualificação Profissional, Marcos Melo. Vale lembrar que as inscrições para novas turmas já estão abertas e podem ser feitas no próprio local.

 

“O Centro de Qualificação Profissional fica em uma região populosa e tem acesso facilitado, já que fica ao lado de um terminal rodoviário. Apesar dos cursos serem abertos a todas as pessoas interessadas, eles têm sido procurados principalmente por jovens a partir de 16 anos. Dessa maneira, estão atendendo um dos nossos principais objetivos, que é a capacitação de novos profissionais para geração de renda”, disse o prefeito Dr. Denig.

 

Luthieria

 

Um dos cursos que mais chamam a atenção é o de luthieria, ou seja, a arte da fabricação de instrumentos musicais. Tudo começou com um projeto piloto no ano passado, quando a Prefeitura implantou o curso para estudar a viabilidade de sua implantação na cidade, já que não havia muitos registros de luthiers no mercado local.

 

Com o sucesso do projeto piloto, hoje o curso é um dos mais procurados e conta com apoio da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. Muitos dos músicos da orquestra, e também das Congadas da cidade, participam das aulas. “O aprendizado da viola fica facilitado depois que se aprende os métodos de confecção do instrumento, ou seja, muitos músicos estão aliando o aprendizado da música com a luthieria”, contou Marcos Melo.

 

“É um projeto inédito, que alia capacitação profissional e fomento à cultura. Esperamos, em breve, ter um núcleo de luthieria, que deverá formar profissionais para um mercado promissor”, acredita o coordenador.

Prefeitura da Estância de Atibaia
Seja o primeiro a comentar!
Veja mais sobre Educação [+ notícias]
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rodapé