topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
15/05/2017 às 15:41

Projeto Encontro Cidadão realiza 5º encontro com o tema Educação

 


O Projeto Encontro Cidadão, idealizado pelo vereador Michel Carneiro, aconteceu na noite desta quinta (11), na Câmara Municipal e teve como tema Educação. O encontro mensal recebeu profissionais da área para discutir aspectos da educação como forma de desenvolvimento social: "Todos estes encontros são formas de encontrarmos, através das experiências destes profissionais, quais políticas públicas podem ser fomentadas e desenvolvidas para contribuirmos ainda mais com a educação do nosso Município", declarou o vereador.

O cientista social e professor da Faat Faculdades, Paulo Malvasi, ressaltou a importância da educação na formação dos valores e saberes e enfatizou que a escola, enquanto lugar de espaço base para sociabilização, é berço das transformações do relacionamento com o próximo: "a educação enquanto movimento político é ter a responsabilidade do resgate das relações com o próximo, de melhorar o mundo estabelecendo ligações com o outro. Hoje jovens sofrem com a depressão, pânico e dependência química devido ao isolamento, ao individualismo muito estimulado nas relações sociais".

A pedagoga Juliana Valinhos introduziu o tema de formação lúdica de professores levando duas dinâmicas ao público presente para demonstrar a importância da amorosidade dentro da sala de aula: "assim como nós fizemos, o educador precisa ingressar no mundo do aluno é ensinada através dos sentimentos e da realidade vivida pelo aluno através da ludicidade", afirmou.

Levar em conta a realidade do educando também foi assunto tratado pelo professor Ariê que trouxe em debate o modelo de Escola Democrática, onde se aponta a construção do modelo educacional levando em conta o interesse, o ritmo e a inserção do estudante no local onde vive.

A escritora Juliana Gobbe chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelos professores e tocou no desestímulo à educação proposta pelo Estado Brasileiro: "a Escola Sem Partido esvazia o pensamento crítico e propõe ao aluno uma metodologia para ele não pensar nas contradições sociais."

Por fim, o ex-prefeito e professor universitário Gilberto Sant'anna apontou que a escola é o reflexo da sociedade onde poucos têm acesso a uma educação de qualidade e muitos não tem essa oportunidade: "escola precisa ser vista como recuperação social, para a melhoria da saúde, da condição humana de exercer suas atividades no mundo". E elogiou também a iniciativa do vereador Michel Carneiro em propor os encontros mensais: "é a primeira vez que vejo um vereador criar este espaço para discutir questões tão importantes e fundamentais para a cidade e o país. Hoje está Casa do Povo é realmente a Casa do Povo", finaliza.

 

O vereador Michel Carneiro encerrou o encontro agradecendo aos presentes e aos profissionais: "a noite desta quinta-feira foi muito importante e trouxe informações ricas para que possamos subsidiar o mandato. Essa construção precisa ser coletiva, precisa ser perceptiva. E a experiência das pessoa que aqui estiveram é de suma importância para que possamos ter acesso a este propósito".

Seja o primeiro a comentar!
Veja mais sobre Geral [+ notícias]
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rodapé