topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
27/12/2017 às 14:51

Muralha Digital por câmeras de monitoramento já está em funcionamento em Atibaia

42 câmeras foram instaladas, em pontos estratégicos para monitorar veículos que entram e saem da cidade e auxiliar o GGI Atibaia no trabalho de inteligência e segurança pública





O novo sistema de monitoramento instalado em Atibaia, chamado de Muralha Digital, não só já está em funcionamento, como já apresenta resultados. As câmeras  instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura estão ligadas e fazendo o carregamento do banco de dados de veículos suspeitos, permitindo a realização do trabalho de inteligência de forma mais efetiva. Na última terça-feira (19), o sistema ajudou o Gabinete de Gestão Integrada - GGI Atibaia a recuperar um veículo roubado e apreender um envolvido no crime.

Duas câmeras de monitoramento flagraram um carro roubado circulando pela Alameda Lucas Nogueira Garcez e um sinal foi enviado ao Centro de Operações de Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM), que em uma ação integrada, realizou um cerco na região e localizou o veículo roubado no bairro Jardim Paulista. Os criminosos fugiram em alta velocidade, abandonaram o carro e saíram a pé. O veículo foi devolvido à vítima e, após as buscas, um adolescente reconhecido como participante do crime foi detido.

Ao todo, 42 câmeras foram instaladas, desde novembro, em pontos estratégicos para monitorar o comportamento de veículos que entram e saem da cidade, a fim de identificar aqueles que possuem conduta atípica e podem estar vinculados a crimes. A análise do comportamento dos veículos leva em consideração os locais por onde o carro entrou e saiu da cidade, os horários e se houve crimes no período em que o veículo permaneceu no município.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, o sistema é alimentado pelas forças policiais integrantes do GGI Atibaia e as informações são enviadas para uma central, que repassa as coordenadas para possibilitar operações conjuntas, rápidas e efetivas. “A Muralha Digital está sendo utilizada por todas as forças de segurança do município, de maneira integrada, conforme as diretrizes do GGI Atibaia, o que favorece a formulação de estratégias de ação conjunta do próprio sistema. Com esse reforço no trabalho de inteligência, já identificamos outros veículos, e inquéritos já estão sendo abertos pela Polícia Civil, possibilitando assim ações preventivas, com mais efetividade de combate ao crime no município”, diz.

Prefeitura da Estância de Atibaia
Seja o primeiro a comentar!
Veja mais sobre Geral [+ notícias]
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rodapé