topo
Atibaia/SP
RSS  Twitter  Facebook 

Grupo JC
Acesse também:
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
0
CompartilharTwitter Facebook Orkut
28/11/2017 às 12:43

Atibaia participa de mais uma edição da Campanha Fique Sabendo

Prefeitura promoverá exames e testes de HIV, Hepatite, Sífilis e outras doenças

 


De 27 de novembro a 1º de dezembro acontece em todo o Estado de São Paulo a campanha "Fique Sabendo", em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado justamente em 1º de dezembro. A campanha visa intensificar o diagnóstico de infecções por HIV, Hepatites B e C e Sífilis – transmitidas por sexo sem proteção ou por contato com seringas, agulhas e outros instrumentos cortantes – além de promover conscientização junto ao público com divulgação de informações sobre métodos preventivos. Atibaia é um dos municípios paulistas que, a convite do Governo do Estado, realiza a campanha, com testes gratuitos em todas as unidades de saúde.


No sábado, dia 25 de novembro, de forma antecipada à campanha, as ações serão desenvolvidas nas seis maiores unidades da rede de saúde de Atibaia: UBS Portão, USF Imperial, UBS Caetetuba, UBS Alvinópolis, UBS Centro e UBS Tanque. Na mesma data ainda serão realizadas diversas atividades para promoção da saúde, como: vacinação contra HPV; vacinação contra Febre Amarela; ações de saúde do homem em alusão ao Novembro Azul, como coleta de PSA para homens com mais de 50 anos; verificação de pressão arterial e diabetes (o mês de novembro também é o mês do Diabetes); entre outras.


Durante a semana, todas as unidades da rede de saúde de Atibaia participarão da campanha. Os testes serão ofertados durante todo o período de atendimento das unidades, sem necessidade de agendamento para a realização.


A Secretaria de Saúde de Atibaia solicita ao usuário que comparecer a uma unidade de saúde do município a apresentação de um documento com foto. Antes da testagem, o usuário recebe aconselhamento prévio e abordagem consentida. O resultado do teste é individual e sai em alguns minutos. Caso seja positivo (para Aids, Hepatite, Sífilis, entre outras transmitidas por sexo), o usuário recebe aconselhamento e é orientado a passar em consulta médica no ambulatório de infectologia, para fazer novos exames, acompanhamento e tratamento adequado, se indicado.


Em 2014, o Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais assumiu, frente à comunidade internacional, o desafio proposto pela Unaids de atingir, até 2020, a meta 90/90/90: 90% das pessoas com HIV conheçam seu estado sorológico positivo para o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam tratamento antirretroviral ininterruptamente; e 90% das pessoas em tratamento apresentem carga viral indetectável. Mais recentemente nova meta foi acrescida: zero discriminação.


Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids. A testagem é a porta de entrada na cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Conforme lembra a Pasta, no estado de São Paulo o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids está facilitado, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não têm oportunidade de realizar os testes.


Em 2017 novamente o tema da campanha é “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids; Saber faz a diferença”, para que mais pessoas tenham ciência, por simples e rápida testagem, de que se encontram portadoras, permitindo o início precoce do tratamento e evitando maior transmissão. Atibaia é um dos municípios que participa todos os anos da campanha, este ano em sua 10ª edição.


A Secretaria de Saúde municipal lembra que, no que diz respeito às Hepatites Virais B e C, houve considerável avanço com a disponibilização de novos esquemas de tratamento, que podem alcançar altos índices de cura, sendo o diagnóstico o primeiro passo. Atualmente, há medicamentos de uso oral por tempo mais curto e com menos efeitos colaterais. A Pasta também lembra que, no último dia 7 de novembro, foi publicada a Lei nº 13.504/17, que instituiu a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada "Dezembro Vermelho".


No período da campanha será utilizado o Teste Rápido Diagnóstico HIV para Fluido Oral, conforme orientação do Ministério da Saúde; o Teste Rápido Diagnóstico para Sífilis; e os Testes de Triagem para Hepatite B e C, realizados com uma simples picada na ponta do dedo.

Prefeitura da Estância de Atibaia
Seja o primeiro a comentar!
Veja mais sobre Saúde [+ notícias]
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rodapé