Jornal da Cidade Atibaia

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025
JC Atibaia
JC Atibaia

Atibaia em destaque

Atibaia participa de evento internacional da Organização dos Estados Americanos

Evento promove diálogo e troca de experiências entre governantes e autoridades de países do continente americano

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Atibaia participa de evento internacional da Organização dos Estados Americanos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito de Atibaia, Daniel Martini, participa hoje, dia 25, nos Estados Unidos, do “Governance for Peace” (Governança para a Paz), evento promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) na cidade de Washington D.C.. A OEA é reconhecida internacionalmente e foi fundada em 1948 com o propósito de criar uma rede de solidariedade e cooperação entre os Estados do continente americano. O convite para o encontro foi feito por representantes da organização. A participação de Atibaia em um encontro da OEA é inédita, sendo um momento histórico para a cidade.


Atibaia tem ações e experiências nas áreas de segurança pública, educação e desenvolvimento social e econômico, que podem contribuir com a discussão das pautas propostas. Representantes de governos subnacionais (entidades que operam abaixo do nível do governo nacional, como os estados e municípios) de países do continente americano terão a chance de expor seus projetos e boas práticas de acordo com os temas propostos, que são: fortalecimento da democracia e melhoria da administração, construção da paz e segurança, garantia de direitos e projetos de desenvolvimento. O evento será realizado na sede da Secretaria-Geral da OEA.


Este é o primeiro encontro de “Diálogo Hemisférico com Governos Subnacionais” da OEA, que contará com participação do Congope (Consórcio de Governos Provinciais Autônomos do Equador), da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SSD – Secretariat for the Strengthening of Democracy) e Departamento para a Promoção da Paz e Coordenação com os Governos Subnacionais (DPPCSG – Department for the Promotion of Peace and Coordination with Subnational Governments), ambos da própria OEA. A proposta é promover o diálogo entre autoridades dos governos e possibilitar a troca de experiências, em busca da promoção da paz e do fortalecimento dos direitos humanos e da democracia.

Publicidade

Leia Também:

 

WhatsApp Image 2025-03-25 at 12.34.04 (1)


Organização dos Estados Americanos


A OEA tem compromisso com o estabelecimento da democracia nos países e, em fevereiro, representantes da organização estiveram no Brasil para avaliar o estado da liberdade de expressão no país e consolidar um relatório sobre os desafios e avanços no tema. Eles estiveram reunidos com membros dos Poderes, incluindo congressistas e ministros do Supremo Tribunal Federal.
A OEA atua como um fórum para o diálogo político e a resolução pacífica de conflitos, o que é crucial para a estabilidade regional. Para o Brasil, que é uma das maiores democracias da América Latina, a OEA oferece um espaço para defender e fortalecer os valores democráticos, além de monitorar processos eleitorais e apoiar a consolidação de instituições democráticas.
A participação ativa do Brasil na OEA reforça seu papel como um líder regional e contribui para a construção de um continente mais justo, seguro e próspero.

Comentários:
JC Atibaia

Publicado por:

JC Atibaia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!