Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025
JC Atibaia
JC Atibaia

Saúde

Após confirmar 1º caso de animal com febre amarela, Atibaia reforça campanha de vacinação para os moradores

Diante da doença ter acometido um animal primata (alguma espécie de macaco), a cidade foi classificada como área afetada pela febre amarela. Campanha de vacinação tenta inibir o avanço da doença entre os humanos.

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Após confirmar 1º caso de animal com febre amarela, Atibaia reforça campanha de vacinação para os moradores
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Atibaia informou, no último dia 6, que a cidade confirmou o primeiro caso de febre amarela em um animal neste ano. O animal diagnosticado com a doença é um primata. A espécie do macaco não foi divulgada pela prefeitura.

O caso de febre amarela em primata não humano (PNH) ocorreu em uma região próxima ao Jardim Brogotá. A prefeitura não informou se o macaco sobreviveu, mas destacou que os macacos não transmitem a febre amarela. Os principais vetores da doença são os mosquitos - leia mais abaixo.

Segundo a prefeitura, diante do diagnóstico no animal, a cidade foi classificada como área afetada por febre amarela e está intensificando a vacinação contra a doença no município, para barrar o avanço da doença entre os humanos.

Publicidade

Leia Também:

Na cidade, estão sendo feitas estratégias de busca ativa de moradores que ainda não receberam a dose do imunizante. No último dia 8, os profissionais estiveram na região do Jardim Brogotá para realizar esse trabalho.

Além disso, equipes de combate à dengue farão visitas casa a casa para verificar se há focos do mosquito Aedes aegypti - mosquito que também transmite a febre amarela.

A prefeitura destacou que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Quem nunca recebeu o imunizante deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, portando cartão de vacinas, CPF e/ou cartão SUS e um comprovante de endereço para receber a vacina.

A vacina da febre amarela faz parte do calendário nacional de imunização e, neste momento, diante da confirmação laboratorial para febre amarela de um primata não humano (PNH) no município e também de casos da doença na região, a faixa etária de vacinação foi ampliada para crianças de 6 a 8 meses, além de gestantes, puérperas e idosos.

A gestão destacou que deve ser dada uma atenção ainda maior para quem mora em zona rural, populações ribeirinhas e quem reside no entorno de parques e unidades de conservação, trabalhadores rurais, agropecuários, extrativistas, do meio ambiente, entre outros moradores com exposição esporádica em áreas de risco (rurais, silvestres), bem como viajantes para áreas afetadas (trabalhadores, turistas e ecoturistas).Mais informações sobre a vacina devem ser obtidas pelo telefone (11) 4414-2742.

A Prefeitura reforça que os macacos não transmitem a febre amarela. Os principais vetores da doença são os mosquitos Haemagogus e Sabethes nas áreas de mata e o Aedes aegypti em áreas urbanas.

Encontrar esses animais mortos pode indicar a circulação do vírus na região e, por isso, ao encontrar um primata morto ou doente, a orientação é acionar imediatamente a Vigilância Ambiental, pelo telefone (11) 99528-5915 (WhatsApp), para que providenciem a investigação e monitorem possíveis riscos.

Comentários:
JC Atibaia

Publicado por:

JC Atibaia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!