
Uma solicitação feita ao vereador Coronel Ikeda e encaminhada por ele ao setor responsável da prefeitura, se atendida, poderia ter evitado mais um acidente e a morte ocorrida na última semana no Jardim Paulista em Atibaia.
Um motociclista morreu e outro ficou ferido após um grave acidente entre duas motos no cruzamento da Rua Atibaia com a Avenida Paulista, em Atibaia. A batida aconteceu por volta das 21h40, em um ponto de intenso movimento no bairro Jardim Paulista e sem sinalização adequada como redutores de velocidade.
Segundo informações de testemunhas, uma das motocicletas teria atravessado o cruzamento em alta velocidade, provocando o impacto. Com a força da batida, os veículos foram arremessados para a calçada. Um dos condutores morreu ainda no local, antes da chegada das equipes de resgate.
Em 29 de março deste ano, o munícipe Danilo Manha, morador do bairro, indicou ao vereador que prontamente solicitou via ofício, devidamente instruído, as providências com farta documentação.

O munícipe relatou os constantes acidentes automobilísticos na região como os cruzamentos da Rua Rio Preto X Av. Paulista; Rua Atibaia X Av. Paulista e com a própria Rua Rio Preto.
As ruas são má sinalizadas e redutores de velocidade serviriam para amenizar a situação e disciplinar o trânsito.
Mas misteriosamente e de forma cômoda e sem nenhuma visita ao local, a divisão de Planejamento de Mobilidade Urbana, através do servidor Emerson Santos Alberto respondeu genericamente que no sistema InfoMapa não consta sinistros no local.

Bastando uma simples busca nos inúmeros Boletins de Ocorrência para atestar os acidentes ali existentes e com vítimas gravemente feridas. O documento ainda informa que não seria possível realizar a sinalização pelo fato da via ter mais de 6% de inclinação de acordo com o Manual de Sinalização do Contran.
Mas bastaria o servidor consultar o próprio Manual para verificar que existem medidas alternativas para redutores nessas situações.
O cruzamento onde o acidente ocorreu é um dos pontos de tráfego mais intensos do Jardim Paulista, e moradores da região afirmam que a alta velocidade de motos e carros é frequente no trecho.
Os municípios de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 5º integram o Sistema Nacional de Trânsito e de tem como atribuição e responsabilidade principal prevista no parágrafo 5º, do artigo 1º o de priorizar ações em defesa da vida e a preservação da saúde. No parágrafo 3º, do artigo 1º da referida legislação de trânsito é estabelecido que os municípios respondem objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Comentários: