Jornal da Cidade Atibaia

Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025
JC Atibaia
JC Atibaia

Atibaia em destaque

Regularização fundiária avança no Santa Clara com a entrega de 31 matrículas de propriedade

Prefeitura e Governo do Estado asseguram o direito à moradia e promovem cidadania no bairro Caetetuba

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Regularização fundiária avança no Santa Clara com a entrega de 31 matrículas de propriedade
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura entregou na quinta-feira, dia 18, 31 títulos de propriedade a moradores da região do Santa Clara, no bairro Caetetuba. A iniciativa faz parte do trabalho de regularização fundiária desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Cidade Legal. O cerimonial de entrega das matrículas aconteceu na Rua Dona Clara, na presença do prefeito, vice-prefeito, secretários e moradores.

Esta foi mais uma etapa importante do trabalho que vem sendo conduzido de forma séria, técnica e responsável pela Prefeitura, com o objetivo de garantir segurança jurídica às famílias e assegurar o direito à moradia. A regularização fundiária permite que moradores que há anos vivem nos imóveis passem a ter a posse legal reconhecida, com a abertura ou regularização da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, transformando a posse em propriedade definitiva.

Cidade Legal

Publicidade

Leia Também:

O processo tem início com o cadastramento dos núcleos do município junto ao programa Cidade Legal, do governo estadual. Na sequência, são realizadas as etapas mais complexas, como levantamentos técnicos, estudos, projetos urbanísticos e análises jurídicas. Após a conclusão dessas fases, é emitido o título de legitimação fundiária, que é encaminhado para registro, garantindo aos moradores todos os direitos legais sobre seus imóveis.

A Prefeitura destaca que a regularização de um núcleo ocorre de forma gradual, respeitando as particularidades de cada área e a complexidade de cada caso. Os trabalhos terão continuidade, com novas etapas voltadas ao levantamento das edificações, permitindo a classificação das construções e o enquadramento na legislação municipal, incluindo a possibilidade de isenção de IPTU, assegurando ainda mais tranquilidade aos beneficiários.

Com a entrega das matrículas, o município reforça sua atuação na promoção da cidadania, da dignidade e da inclusão social, fortalecendo políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

regularizacao_fundiaria2

Comentários:
JC Atibaia

Publicado por:

JC Atibaia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!