Jornal da Cidade Atibaia

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025
JC Atibaia
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Educação

Atibaia valoriza formação continuada e práticas inclusivas na rede municipal de ensino

Durante o mês de maio, a Secretaria de Educação promoveu encontros e ações para fortalecer o cuidado, a saúde mental, a inclusão e a transição escolar

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Atibaia valoriza formação continuada e práticas inclusivas na rede municipal de ensino
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A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou em maio uma série de formações e encontros formativos voltados para profissionais da rede municipal. As iniciativas contemplaram desde a educação infantil até o ensino fundamental, com temas que reforçam a formação continuada, o cuidado humanizado, a inclusão e a promoção da saúde mental no ambiente escolar.

 

Cuidado na primeira infância

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No dia 9 de maio, o Departamento de Educação Infantil promoveu o 1º encontro da ação formativa “Entre Mãos e Colos: O Cuidado que Transforma”, no auditório da Secretaria de Educação. Com o tema “O cuidado com intencionalidade: acolhimento, vínculo e presença”, o evento reuniu monitoras das Creches Comunitárias em dois períodos para refletir sobre a importância das práticas afetivas no cotidiano com bebês e crianças pequenas.

A formação destacou a necessidade de um olhar atento e amoroso sobre os gestos cotidianos de cuidado, reconhecendo-os como oportunidades para fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento integral. Com dinâmicas, trocas de experiências e momentos de escuta sensível, o encontro reforçou a valorização do trabalho diário das monitoras e marcou o início de uma série de ações que seguirão qualificando as práticas nas creches do município.

 

Saúde mental

Com foco na promoção da saúde mental no ambiente escolar, a Secretaria de Educação realizou, no dia 14 de maio, uma formação para gestores da rede municipal, em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 1 (NR-1) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). O encontro contou com o Programa de Desenvolvimento em Liderança Amorosa XXI, conduzido pela consultoria Reinventando a Educação.

Diretores, supervisores, professores coordenadores e equipe técnica participaram da formação, que buscou estimular a reflexão crítica sobre o ambiente de trabalho e apresentar estratégias para identificar e reduzir riscos psicossociais. Um dos destaques foi a aplicação de pesquisas com o apoio de Inteligência Artificial, permitindo personalizar as ações de acordo com as necessidades da rede, qualificando a gestão escolar e fortalecendo a cultura organizacional.

 

Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental

Já no dia 21 de maio, a Secretaria de Educação lançou o projeto “Caminhos e Travessias: Construindo Pontes entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, com a participação de gestores, coordenadores e equipe pedagógica da rede municipal. A formação, conduzida pela formadora Heloísa Helena Dias Martins Proença, ocorreu no Auditório 2 da Secretaria.

O projeto propõe qualificar a transição escolar de forma planejada e respeitosa às singularidades da infância, assegurando a continuidade das aprendizagens e o desenvolvimento integral. Entre os eixos discutidos estiveram a compreensão dos princípios formativos das duas etapas, o planejamento intencional da transição e o fortalecimento da proficiência leitora desde a Educação Infantil, com a elaboração de um documento referencial para orientar o processo.

 

Práticas inclusivas e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Ainda na segunda quinzena de maio, no dia 22, a Secretaria de Educação promoveu uma formação remota durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com foco em práticas inclusivas e na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A proposta buscou ampliar o repertório dos professores para atender estudantes com dificuldades de comunicação, incluindo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Durante o encontro, os educadores refletiram sobre estratégias e recursos que potencializam a intenção comunicativa de alunos verbais e não verbais, promovendo a inclusão e a participação de todos no ambiente escolar. A iniciativa reforça uma educação pública acessível, respeitosa e atenta às necessidades de cada estudante.

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