Jornal da Cidade Atibaia

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025
JC Atibaia
JC Atibaia

Atibaia em destaque

Fórum da Mulher de Atibaia 2025 debate o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica

Evento será realizado no dia 22 de agosto e reunirá autoridades, especialistas e sociedade civil no SEST SENAT

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Fórum da Mulher de Atibaia 2025 debate o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 22 de agosto, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promove o Fórum da Mulher 2025, que terá como tema “Vozes de Resistência: Combate ao Feminicídio e à Violência Doméstica”. O evento será realizado das 8h às 16h no auditório do SEST SENAT, localizado na Rua das Juçaras, n° 110, no Jardim das Palmeiras, com abertura oficial prevista para as 9h.

A proposta do Fórum é ampliar o debate, fortalecer a rede de proteção e garantir o aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência. Além de promover um espaço de escuta e articulação entre os diversos setores que atuam na prevenção e enfrentamento da violência de gênero. A programação contará com mesas de discussão, apresentação cultural e uma vivência interativa com o jogo “No lugar dela”, que simula os desafios enfrentados pelas vítimas.

 

Publicidade

Leia Também:

Dados

O enfrentamento à violência contra a mulher tem sido pauta em todo o Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, ocorreram 1.467 mulheres vítimas de feminicídio no país em 2024 (média de 4 por dia), além de mais de 540 mil medidas protetivas deferidas pelo Tribunal de Justiça, sob a lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha, que garante o afastamento de corpos, determinando judicialmente a proteção da mulher vítima de violência.

Em 2024, o Fórum da Comarca de Atibaia determinou 393 medidas protetivas. Enquanto neste ano, até o mês de maio, mais de 250 mulheres procuraram a Delegacia de Polícia Civil para registro de Boletim de Ocorrência, com crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, sendo mais de 170 medidas protetivas judiciais.

Desde 2019, o município registra zero casos de feminicídio entre as mulheres assistidas pela rede de proteção, demonstrando a eficácia das políticas implementadas.

O crescimento no número de denúncias faz parte do processo de enfrentamento à violência e reflete, também, os avanços conquistados, como o fortalecimento da rede de apoio, a divulgação de informações, os aprimoramentos na Lei Maria da Penha e o maior conhecimento das mulheres sobre seus direitos, as formas de violência e os caminhos para buscar ajuda.

 

Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Atibaia

A Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Atibaia é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Departamento da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Projeto Guardiã Maria da Penha, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Núcleo de Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Civil de Atibaia, além de institutos e entidades.

O Fórum da Mulher 2025 é um convite à reflexão, ao engajamento e à construção coletiva de soluções para o enfrentamento à violência de gênero, promovendo uma cidade mais segura e justa para todas.

 

Programação do Fórum da Mulher de Atibaia 2025:

08h00 – Café e credenciamento
08h30 – Apresentação cultural
09h00 – Cerimonial de abertura
10h00 – Mesa 1: “O campo sociojurídico no combate à violência doméstica”
11h00 – Mesa 2: “O papel da Segurança Pública no combate à violência doméstica”
12h00 – Intervalo
13h30 – Apresentação cultural
14h00 – Vivência: Jogo “No lugar dela”
16h00 – Encerramento

 

Acolhimento e apoio às mulheres em Atibaia

O Centro de Referência da Mulher (CRM) em Atibaia é um espaço dedicado a oferecer acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Por meio de atendimento psicossocial especializado, orientação jurídica e encaminhamentos à rede de proteção, o CRM proporciona suporte essencial para que as vítimas recebam o amparo necessário e a orientação para superar essas adversidades.

O CRM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Bonifácio, n.º 49, Centro. Para mais informações ou agendamentos, o telefone disponível é (11) 4402-2716.

Atibaia também conta com uma rede de serviços especializados para mulheres em situação de violência, que inclui diversos canais de denúncia e acolhimento. Além dos números de emergência, como 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal – Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e Disque 100 (Direitos Humanos), as denúncias podem ser feitas online ou pessoalmente na Delegacia de Polícia Civil, no Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), ou pelo canal de denúncias no site do Ministério Público do Estado de São Paulo, pelo link Atendimento ao Cidadão e à Cidadã - Ministério Público do Estado de São Paulo

Essa rede de apoio é fundamental para garantir que as mulheres em Atibaia tenham acesso à proteção e ao suporte necessários para romper o ciclo da violência.

 

Programa Guardiã Maria da Penha

O município de Atibaia conta com o programa Guardiã Maria da Penha, decorrente de Termo de Colaboração firmado com o Ministério Público. A iniciativa reforça a aplicação das medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/06), monitora o seu cumprimento e proporciona maior proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Lei Maria da Penha estabelece medidas protetivas de urgência para garantir a integridade física, psicológica, moral, sexual e patrimonial das vítimas. Entre essas medidas, estão o afastamento do agressor, a proibição de contato com a vítima e sua família, além da restrição de aproximação.

Quando o Judiciário concede a medida protetiva, a vítima pode ser integrada ao programa, o que assegura o acompanhamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM). Os agentes da GCM recebem capacitação específica para monitorar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas, garantindo maior segurança às mulheres atendidas.

Comentários:
JC Atibaia

Publicado por:

JC Atibaia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!