Jornal da Cidade Atibaia

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025
JC Atibaia
JC Atibaia

Educação

Implantação de Unidade Escola em Atibaia vira referência em evento nacional de saúde

Projeto foi destaque no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e contribui para qualificação da rede pública e formação de profissionais

JC Atibaia
Por JC Atibaia
Implantação de Unidade Escola em Atibaia vira referência em evento nacional de saúde
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, participou no último domingo (15) do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado em Belo Horizonte (MG). O município se destacou ao apresentar o trabalho de implantação da Unidade Escola, sendo um dos representantes do Estado.

O projeto de Atibaia foi selecionado entre as experiências bem-sucedidas apresentadas durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), promovido anteriormente em Santos.

 

Publicidade

Leia Também:

Integração entre ensino, serviço e comunidade

A implantação da Unidade Escola em Atibaia surgiu como estratégia para enfrentar desafios importantes na rede pública de saúde, como o déficit de profissionais, a demanda reprimida e a necessidade de formação profissional alinhada às realidades e demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa promove a integração entre ensino, serviço e comunidade (IESC), aproximando a formação acadêmica da prática assistencial e qualificada, além de favorecer a ampliação do cuidado integral à população.

 

Atendimento multiprofissional e formação prática

A primeira Unidade Escola de Atibaia, instalada no Bairro do Tanque, Unidade de Saúde da Família Hélio Bacci em parceria com a Universidade São Francisco (USF), passou a receber alunos e docentes de nove cursos da área da saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva e Neonatologia.

As atividades desenvolvidas pelos estudantes envolvem: acolhimento e atendimento de adultos, idosos, crianças e gestantes; visitas domiciliares; aplicação de vacinas; procedimentos de enfermagem; consultas odontológicas; atendimento farmacêutico; atuação multiprofissional; educação em saúde; atividades do Programa Saúde na Escola; grupos educativos e de promoção à saúde; cadastramento e gerenciamento de usuários.

Essa vivência permite aos alunos compreenderem melhor os determinantes sociais e culturais no processo saúde-doença e reforça o cuidado integral aos pacientes.

 

Expansão da iniciativa em Atibaia

Diante do êxito da experiência inicial, a Secretaria de Saúde expandiu o projeto, implantando uma segunda Unidade Escola na cidade, desta vez em parceria com o Centro Universitário UNIFAAT. As atividades nesta nova unidade foram iniciadas em janeiro de 2025, ampliando ainda mais o acesso da população ao atendimento multiprofissional e o espaço de formação qualificada para futuros profissionais do SUS.

Vale destacar que, segundo levantamento realizado entre os alunos participantes, 86,2% afirmaram ter interesse em trabalhar no SUS de Atibaia após a experiência, demonstrando o impacto positivo da proposta tanto para o sistema público quanto para a formação profissional.

 

Saúde pública em números

Atibaia conta hoje com:
18 Unidades de Atenção Primária (USF e UBS)
Consultório na Rua
Academia da Saúde
Laboratório Municipal
Centro de Especialidades
Serviços de Infectologia
CAPS AD, CAPS IJ e CAPS II
Serviços de Ginecologia e Obstetrícia
Banco de Leite
Centro Especializado de Reabilitação
SAMU
Santa Casa
UPA
AME

Com 54,5% da população dependente exclusivamente do SUS, o município trabalha continuamente para ampliar o acesso e qualificar o atendimento, por meio de iniciativas inovadoras e parcerias com instituições de ensino.

Comentários:
JC Atibaia

Publicado por:

JC Atibaia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!